QUEM SOMOS

O site que você está acessando é fruto de uma parceria de cooperação técnica entre a Itaipu Binacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 54 municípios do Oeste do Paraná.

A Itaipu Binacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o apoio do PTI se uniram para pensar a localização dos ODS a nível municipal, tendo o Oeste do Paraná como território de referência para este projeto pioneiro. Com o compromisso de alcançar o desenvolvimento sustentável por meio da Agenda 2030, que foi assumida pelo Brasil em 2015, territorializar os ODS no nível da cidade se faz essencial. Dessa união surgiu o Projeto Oeste 2030: Cooperação para o desenvolvimento sustentável que apoia a construção de uma Agenda de Atuação Conjunta sobre os ODS e produzir conhecimento capaz de potencializar o desenvolvimento local da região.

PNUD_Logo-Azul-c-TaglineAzul-PT
itaipu_binacional_logo-1
LOGO_PTI

O projeto, que estará vigente até 2019, foi dividido em três eixos de ação principais: Diálogos para o Desenvolvimento Humano Sustentável; Avaliação e monitoramento local; e Formação de agentes locais.

 

  • Eixo 1: Consiste na construção coletiva de Agendas de Atuação Conjunta municipais para a implementação da Agenda 2030 nas 54 cidades participantes da iniciativa.
  • Eixo 2: Consiste na sistematização de informações e indicadores de desenvolvimento humano sustentável de maneira a apoiar a tomada de decisão local. Para isso a base de dados elaborada está disponível neste site, bem como para a elaboração de diagnósticos municipais.
  • Eixo3: Elaborado para garantir a sustentabilidade e a apropriação local do projeto, por meio da formação de agentes locais, assegurando a transferência de conhecimento técnico gerados ao longo do projeto.