Panorama ODS: Guaraniaçu em números

Panorama ODS: Guaraniaçu em números

 

Adaptar a Agenda para o nível local é um dos primeiros desafios para apoiarmos o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tanto, é imprescindível conhecer nossa realidade para além de nossas percepções, utilizar os dados disponíveis é o primeiro passo para expandir nossas percepções. Assim, poderemos identificar que metas e objetivos serão prioritários para trabalharmos e demandarão mais atenção e investimento, assim como quais indicadores precisam serem criados para fazermos um monitoramento mais efetivo.

 

Esse diagnóstico pretende apoiar o desenvolvimento local dos 54 municípios da região Oeste do estado do Paraná. Seu objetivo é sistematizar informações e dados sobre os municípios, de forma que seja possível traçar uma linha de base e identificar lacunas e problemas da região. E a partir desse retrato inicial desenhar ações e formas de implementação adequadas à realidade local e fazer um acompanhamento do progresso de políticas e iniciativas locais, trabalhando de maneira mais efetiva e integrada no desenvolvimento da região.

 

No entanto, vale lembrar que o diagnóstico é um primeiro passo nesse caminho, fundamental para o avanço do desenvolvimento humano e sustentável, mas que não acaba em si mesmo. Pelo contrário: a proposta é apontar quais são as áreas que estamos bem e quais ainda precisamos melhorar, para que juntas e juntos possamos definir em que sentido caminharemos.

 

Download